Um Recado Para Você!

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Desejo e vontade: A importância de cada um no casamento

O casamento não pode ser visto somente como a união entre duas pessoas que se apaixonaram, mas como um relacionamento que precisa de estratégias para driblar os desafios, superar as dificuldades e diferenças.

Casamento de sucesso é aquele que se mantém, não necessariamente sem atritos e desafios, mas que supera todos eles e transcende a esta existência terrena.

Neste artigo vamos abordar mais uma maneira de como podemos fortalecer esse relacionamento que merece todos os esforços para ser mantido. Todos têm desejos e nem sempre são iguais aos de seu cônjuge, por isso é preciso agir com sabedoria quando desejos diferentes se manifestam no relacionamento.

Diferenças entre desejo e vontade

Para ter domínio sobre as emoções é preciso saber a diferença entre desejo e vontade ajudando no controle positivo de um relacionamento sadio no casamento.

Vontade é a grande propulsora da vida, ela é que nos motiva a pôr em prática nossos sonhos, pensamentos e ideias. Mas o que promove a vontade de fazer algo é o desejo.

Desejo são os sonhos, as ideias que se transformam em pensamentos que despertam a vontade de agir.

Os estudos da psicoterapeuta Eunice Ferrari afirmam que “É a força de vontade que movimenta todo o Universo. A vontade, diferente do desejo que é forma de impulsionar-nos a agir em direção a algo, é um impulso da consciência, dirigido a um fim determinado e deliberadamente escolhido”.

Como vontade e desejo podem interferir no casamento

Falamos anteriormente que o casamento de sucesso é aquele que se mantém sadio mesmo em meio às dificuldades e diferenças. Para isso é necessário que o casal tenha o desejo de que isso aconteça, ou seja, que o amor dure e que a amizade e compreensão se desenvolvam garantindo a perenidade da relação.

Mas será a vontade que fará com que o desejo se materialize e o resultado seja em um casamento duradouro e feliz.

Algo relevante, a saber, é que um casamento não se mantém apenas pelo desejo.

O romancista e também poeta russo, Alexander Pushkin, em sua obra “Diário secreto”, nos dá um exemplo disso ao dizer: “Permanecer fiel num casamento não é algo que se faça por desejo, mas por vontade”.

Comprovando que desejo é uma ideia, um sonho, mas somente a vontade é que fará com que o sonhador, a pessoa, aja.

Concluímos que no casamento de sucesso é preciso:
  • Ter o desejo de amar e a vontade para demonstrar ao cônjuge seu amor.
  • Ter o desejo de ser fiel e a vontade de permanecer fiel.
  • Ter o desejo de superar as dificuldades e a vontade para encontrar saídas para elas.
  • Ter o desejo de ter um casamento de sucesso e a vontade para se superar as diferenças.
Essas são dicas de como um casal pode estabelecer suas estratégias de ação, se estão com o desejo de se amar eternamente, e com muita, mas muita vontade de fazer sua parte.

Um comentário:

  1. para um casal ser bem sucedido no seu casamento é preciso que um entenda o outro, saber como conduzir seu casamento, não deixar que as frusttações os tomem conta. É claro que existem dias em que um dos dois estão sem ânimo para dar o amor que o companheuro(a), mais para que seja entendido é preciso que o outro seda um pouquinho, ajudando seu ou sua companheiro(a), quanto a isso não é difícil, basta uma ba conversa entre os dois para se entenderem e ligo já estão em um clima de felicidade. Procurem amar sen limitasão ois todos sabaem que sewm o amor nenhum casamendo dará certo, e mesmo que o amor pare de funcionar mais vem a amizade entre os dois.

    ResponderExcluir